sexta-feira, 29 de julho de 2011

É do futebol...

Como gostam de dizer os “poetas” do futebol (dirigentes, técnicos e, principalmente, jogadores) ‘ganhar, perder e empatar é do jogo’. Como se a gente não soubesse disso, o blog rbrito contará, nesta sexta-feira, a história de alguns jogos que encerraram séries negativas ou positivas. Foram seis episódios nas Séries A e B do Campeonato Brasileiro, além da Copa Paulista.

No início da semana, o torcedor-internauta Victor Hugo, através do twitter @VlCTORHUGO, nos avisou: “@rbrito1984 Comercial está a um jogo do recorde de série invicta”. Brinquei com ele ao dizer que não prometeria nenhum post a respeito para não dar azar ao Bafo. Mas ao que tudo indica, o pessoal da Francana viu nossa conversa e complicou a vida do Comercial.

A vitória, por 2 a 1, do time de Franca, pela terceira rodada da Copa Paulista, evitou que o Comercial fizesse história. O time de Ribeirão Preto estava há quase seis meses sem perder. Neste período foram sete vitórias e nove empates. O último tropeço havia acontecido no dia 20 de fevereiro, quando o Rio Claro venceu, por 3 a 1, pela Série A2 Paulista.

Em toda a história centenária do Alvinegro, o clube já ficou 16 jogos sem perder em outras duas oportunidades. De acordo com o Jornal A Cidade, de Ribeirão Preto, em 1993, o Bafo conquistou oito vitórias e oito empates. Enquanto isso, na temporada passada, durante o acesso na Série A3, o time comercialino venceu dez jogos e empatou seis.

Outro Alvinegro...

Líder do Campeonato Brasileiro, o Corinthians também sentiu o gosto amargo da derrota. O Timão foi surpreendido pelo Cruzeiro no último domingo. Além de perder a invencibilidade de 19 jogos no Brasileirão (dez na atual temporada e nove em 2010), o Timão caiu em casa.

O Alvinegro de Parque São Jorge estava invicto diante de sua torcida, pelo Brasileirão, há oito jogos. Apesar do tropeço, o Corinthians se manteve na ponta, com 28 pontos, três a mais que o São Paulo, porém, com um jogo a menos que os rivais.

Pelo ralo!

O Criciúma também esteve em uma semana negra. O time catarinense foi derrotado pelo Paraná, por 2 a 1, pela Série B do Campeonato Brasileiro, e viu sua invencibilidade de 445 dias no Estádio Heriberto Hulse ruir.

A última derrota do Tigre, em casa, havia sido no dia 5 de maio do ano passado, quando foi superado pelo Brusque, por 3 a 1, pela Copa Santa Catarina. De lá para cá foram 19 vitórias e nove empates dentro do Estádio Heriberto Hulse, em Criciúma.

Outro lado...
Mas nem só de sofrimento vive o futebol brasileiro. Outros clubes respiram aliviados. O Guarani estava na zona de rebaixamento, havia perdido o dérbi e não tinha vencido sob o comando do técnico Giba. Mas toda esta agonia acabou quando o Duque de Caxias, saco de pancadas na Série B, chegou ao Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas.

O Bugrão meteu 4 a 0 no clube fluminense e diminuiu um pouco seus problemas. Com o triunfo, o Guarani encerrou uma série de oito jogos sem triunfo. O time alviverde não vencia desde o dia 10 de junho, quando havia passado pelo Boa Esporte, por 2 a 0, no Brinco de Ouro. De lá para cá foram sete derrotas e um empate.

Alívio!
Ainda no mesmo tom esverdeado, o Palmeiras acabou com a preocupação de seu torcedor. A vitória apertada, por 1 a 0, sobre o Figueirense, em Santa Catarina, acabou com um jejum de 11 jogos do Verdão sem vitória fora de casa.

O último triunfo do Alviverde pela Série A havia acontecido no longínquo dia 25 de setembro, quando fez 3 a 1 no Flamengo, no Rio de Janeiro. O triunfo da última quarta-feira ajudou o Palmeiras a chegar aos 22 pontos, seis a menos que o líder e rival Corinthians. O Timão, porém, tem um jogo a menos.

Acabou!

O Atlético-PR precisou de 11 rodadas para vencer sua primeira partida no Campeonato Brasileiro 2011. Como mostrou o blog rbrito (Veja o post completo aqui!), o Furacão teve o pior início da história da Série A.

A vitória, por 2 a 1, sobre o Botafogo encerrou um jejum de dez jogos sem comemorações. Neste período foram dois empates e oito derrotas. Aliás, a pior campanha nos pontos corridos era justamente do próprio Atlético-PR.

Em 2005, o clube marcou três pontos nas dez primeiras rodadas. A vitória só aconteceu na 11ª rodada. Mas naquela oportunidade, o Furacão conseguiu se recuperar e terminou na sexta colocação.

Um ano depois, em 2006, o Santa Cruz também deu vexame. O time pernambucano somou os mesmos três pontos nas dez primeiras rodadas. Apenas na 11ª rodada o Santa Cruz conseguiu triunfar. Mas ao contrário do Atlético, o Tricolor pernambucano terminou o Brasileirão na lanterna e foi rebaixado.

Como vocês, torcedores-internautas, puderam perceber, os jogadores estão corretos em suas análises: “ganhar, perder e empatar faz parte do jogo”.

Mande sugestões de posts para o blog rbrito! Participe! Opine aqui ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Nenhum comentário:

Postar um comentário