terça-feira, 19 de julho de 2011

Dérbi preto e branco!

O dérbi de maior rivalidade do interior paulista aconteceu no último sábado, quando a Ponte Preta venceu o rival Guarani, por 2 a 0, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. Mas se o clássico em campo foi encerrado no apito do árbitro, outros fatores ainda agitam a rivalidade entre alvinegros e alviverdes.

Por conta da confusão durante e após o jogo, a dupla paulista pode ser punida pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e perder mandos de campo na Série B do Campeonato Brasileiro. Mas o blog rbrito, nesta terça-feira, irá falar das arquibancadas. O levantamento a seguir contou com a colaboração do fiel torcedor-internauta Marcos Neves.

O duelo do último sábado contou com a presença de 17.093 pagantes. Mas nos borderôs da Ponte Preta há um item especificado como "VENDA PROIBIDA". São ingressos distribuídos pela diretoria a amigos, autoridades, clientes e "bicões". Estas entradas estão na soma de ingressos vendidos na CBF, mas não no ranking do blog rbrito. Assim, o público pagante ficou em 16.663.

Este número ajudou a Macaca aumentar a vantagem sobre o Bugre. Na média do ano de público pagante, a Ponte Preta está na casa de 4.846 contra 3.494 do Guarani. Os dois clubes já realizaram 19 jogos em casa na temporada 2011. Na Série B, porém, a Macaca tem um jogo a mais (6 a 5). Enquanto o Guarani, com média de 2.635 pagantes, tem público modesto de apenas 13.174, a rival ostenta média de 6.605 pagantes e público total de 39.627.

Na Copa do Brasil, a vantagem segue preta e branca. A Ponte Preta realizou apenas um jogo em casa e ficou com média de 3.085. O Bugre, por sua vez, com duas partidas no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, terminou com média de 2.025, porém, com público maior: 5.050 pagantes.

Apenas no Estadual os números foram bem equilibrados. Neste ano, o Guarani disputou a Série A2 do Campeonato Paulista e conseguiu o acesso. Os rivais realizaram 12 jogos em casa no Estadual. Com público total de 48.156 pagantes, o Guarani teve média de 4.013. Um pouco melhor, a Ponte ostentou média de 4.113 pagantes e público total de 49.356.

A rivalidade vai seguir por toda a temporada 2011 e o blog rbrito vai acompanhar cada detalhe desta disputa. Além do acesso, os clubes ainda vão se enfrentar mais uma vez. Em outubro, pela 30ª rodada, será a vez do Guarani receber a rival em casa. Atualmente, a Ponte Preta é co-líder da competição, com 23 pontos, mesmo número da Portuguesa que tem maior número de gols marcados (28 a 23). Já o Bugre aparece na penúltima posição, com apenas nove pontos.

Participe do blog rbrito! Só aqui você, torcedor-internauta, tem liberdade para opinar, criticar e sugerir posts! Mantenha a interatividade pelo próprio blog rbrito ou através do twitter (@rbrito1984)


Nenhum comentário:

Postar um comentário