sexta-feira, 22 de julho de 2011

De D a A!

Pela primeira vez no ano, o blog rbrito irá apresentar as médias de público pagante das Séries C e D do Campeonato Brasileiro. Como nem todos os clubes fizeram, pelo menos, um jogo em casa, o blog rbrito, com a colaboração do torcedor-internauta Marcos Neves, resolveu separar os rankings por séries.

Mais no blog rbrito!

Times da Série B se destacaram na última atualização do ranking de público!

Você, caro torcedor-internauta, conhece o Audax? O blog rbrito não está falando do Audax Italiano, time chileno e saco de pancadas na Libertadores. O Audax representa o Rio de Janeiro e até pouco tempo atrás era chamado de Sendas. Pois bem, o time mudou de nome, disputa a Série D, mas não agrada seus torcedores.

Na estreia da última divisão do país, o Audax levou apenas 400 pagantes, quinto pior público da primeira rodada. O líder foi o Alecrim-RN com público 33 vezes superior ao rival do Rio de Janeiro. O time potiguar ostenta média de 13.126 pagantes.

Aliás, apenas Alecrim e Itumbiara-GO superaram a marca de dez mil pagantes - feito não alcançado por nenhum clube da Série C. O Itumbiara teve público de 10.081 pagantes, contra 6.102 do Treze-PB, terceiro colocado.

O lanterna foi o CENE-MS (162). Mas aqui não houve nenhuma surpresa. O blog rbrito, nesta sexta-feira, mostrou a média modesta do clube durante a conquista do Estadual (Veja o post aqui!). São Raimundo-PA (191) e Bahia de Feira (235), campeão baiano, completam a lista de estádios vazios.



Fraco!
A Série C decepcionou completamente. Não falo nem de Macaé e muito menos de Santo André. Já era de se esperar médias baixas para estes dois clubes. O Ramalhão teve o pior público da primeira rodada - 534 pagantes. Logo depois aparece o time do Rio de Janeiro, com público de 670 pagantes.

Mas as arquibancadas vazias estiveram presentes, inclusive, nos melhores públicos da rodada inaugural. O CRB-AL, por exemplo, líder de público, levou apenas 7.666 pagantes. Número que deixaria o clube na modesta 22ª colocação no geral.

Araguaína-TO e Guarany-CE, dois novatos, completam o Top 3. Rebaixado no Estadual, o time tocantinense teve o apoio de 3.212 pagantes. Enquanto isso, o Guarany deixou para trás Brasiliense, Caxias e Águia-PA com seus 2.996 pagantes.



Sem casa!
O Duque de Caxias assumiu a lanterna do ranking da Série B. Com média de apenas 328 pagantes, o time fluminense consegue ser pior que o São Caetano (454), agora, na penúltima posição. Lógico que o Duque de Caxias nunca teve um público numeroso, mas há um motivo extra para esta fraca atuação nas arquibancadas.

A CBF e a TV estão maltratando o clube e, principalmente, seus torcedores. Em seis jogos como mandante, o Duque de Caxias jogou em quatro estádios diferentes e ainda não conseguiu vencer. Em casa são dois empates e quatro derrotas.

No duelo contra o Náutico, que terminou 0 a 0, a SporTV mandou e a CBF acatou a troca de estádios. Na oportunidade, o time fluminense iria mandar o jogo no Estádio Giulite Coutinho, que pertence ao América-RJ e está localizada em Mesquita, cidade próxima a Duque de Caxias, mas a emissora alegou falta de estrutura para montar sua parafernália. Um absurdo!

Este duelo passou para o Estádio Cláudio Moacyr, em Macaé. Aliás, o Duque teve que adotar a cidade de Macaé. Nas últimas três partidas como mandante, o time atuou no Moacyrzão. E pelos números dá para perceber que foi um péssimo negócio.

O público vem caindo a cada rodada. No empate contra o Náutico, o Duque de Caxias teve público de 182 pagantes, depois foram apenas 97 e na última rodada chegou a míseros 56. No Estádio Giulitte Coutinho, em Mesquita, local preferido pela diretoria, o Duque chegou a levar 517 torcedores, o segundo maior público de sua campanha.



Escalada!
O Palmeiras teve o melhor público da décima rodada do Brasileirão. O Verdão levou incríveis 33.575 pagantes no empate sem gols com o Flamengo. A presença dos torcedores alviverdes fez o time pegar o elevador no ranking da Série A.

Com média de 15.994 pagantes, o Palmeiras pulou da décima para a quinta posição. O time, porém, está bem atrás de Bahia (29.090) e Corinthians (25.892) os dois primeiros colocados. Flamengo (17.405) e Coritiba (16.282) completam o Top 5.



Para pensar...
As quatro divisões já tiveram 235 jogos com a presença de torcedores. O público total foi de 1.841.318 pagantes e a média é de 7.835. Número facilmente superado pela Série A. Em 99 jogos, o Brasileirão tem média de 12.057 pagantes e total de 1.193.625.

A partir de agora, estes números caem consideravelmente. Com média de 5.212 pagantes, a Série B ostenta público total de 583.696 em 112 jogos. Oito jogos e a Série C tem média de 2.559 pagantes e público total de 20.474. Surpreendentemente, a Série D apresenta média melhor do que a Série C (2.695). Em 16 jogos, a Série D teve público total de 43.113 pagantes.

Só pagantes!
Os clubes do Rio de Janeiro, Pernambuco e Alagoas colocam os não pagantes nos borderôs e acabam levando vantagem no ranking das médias. O blog rbrito recusou esta artimanha e divulga apenas o público pagante.

Enquanto isso, o Ceará tem uma cota chamada de “cortesia”, pasmem, para os militares e autoridades. Estes ingressos, como NÃO foram pagos, ficaram de fora das estatísticas do blog rbrito. O mesmo acontece com o América-MG e sua distribuição de entradas para alguns setores.

Já nos borderôs da Ponte Preta há um item especificado como "VENDA PROIBIDA". São ingressos distribuídos pela diretoria a amigos, autoridades, clientes, "bicões". Estas entradas estão na soma de ingressos vendidos na CBF, mas não no ranking do blog rbrito.

Legenda!
Neste ranking, os clubes da Série A estão representados pela cor amarela, enquanto que a cor cinza sinaliza os clubes da Série B. A Série C está em laranja e a Série D em azul claro. Já os números em vermelho ainda não foram confirmados pela CBF. O clássico entre Santos e Corinthians, pela quinta rodada, será realizado apenas no dia 10 de agosto.

Está satisfeito com a média de público do seu clube? Participe! Opine pelo blog rbrito ou através do twitter (@rbrito1984)

Nenhum comentário:

Postar um comentário