terça-feira, 7 de junho de 2011

Fritura!

A boa fase do técnico Muricy Ramalho no Santos, prestes a faturar o título da Libertadores, e os constantes tropeços da Seleção Brasileira, iniciaram o processo de “fritura” de Mano Menezes, ex-comandante de Grêmio e Corinthians. Mas antes que ele seja envolto pelo espesso óleo da “turma do amendoim”, o treinador deve ganhar um refresco com o amistoso diante da Romênia, nesta terça-feira, às 21h50, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo.

O jogo marcará a despedida do atacante Ronaldo Fenômeno da Seleção Brasileira. Mesmo assim, Mano precisa tomar certos cuidados. A festa pode ser bonita para a apresentação de 15 minutos do Pentacampeão Mundial, mas todos estarão de olhos abertos na desenvoltura brasileira e no resultado contra a fraquíssima Romênia.

A principal crítica ao time de Mano Menezes é em relação ao futebol defensivo e feio. Mas quem acompanhou o passado vitorioso de Mano sabe que ele sempre atuou na retranca, nos contra-ataques, mesmo jogando com três ataques. Aliás, assim como Mano, Muricy também é adepto a defesa e ao futebol resultado.

Nova Era?!
O problema para o treinador da Seleção Brasileira é que o rival santista está em ótima fase e a Seleção nem tanto. Mano, assim como todos técnicos que iniciam um trabalho após um fracasso na Copa do Mundo, ganhou elogios. Na estreia, o Brasil meteu 2 a 0 nos EUA, com direito a gol de Neymar e boa apresentação de Paulo Henrique Ganso.

A Seleção Brasileira fez valer o peso de sua camisa e não teve dificuldades para derrotar adversários fracos. O time verde e amarelo passou pelo Barcelona B (3 a 0), Irã (3 a 0), Ucrânia (2 a 0) e Escócia (2 a 0). O problema são os rivais de nome e futuros concorrentes a Copa do Mundo 2014.

A primeira derrota na Era Mano Menezes aconteceu justamente contra a Seleção Argentina, maior rival. Na oportunidade, Messi, o melhor do mundo, marcou o tento no último segundo de jogo (1 a 0). O resultado negativo se repetiu em duelo contra a França, algoz do time canarinho. Por fim, no último sábado, o Brasil não passou de um empate sem gols e sem graça com a Holanda, outra pedra no sapato dos brasileiros.

Nomes!

A convocação para a Copa América será logo depois do jogo contra a Romênia. Uma vitória convincente é mais do que necessário para o treinador. Mas os jogadores selecionados também precisam entrar em campo. Depender apenas de Neymar, mesmo em ótima fase, é muito pouco para um time Pentacampeão Mundial.

André Santos precisa deixar de ser acomodado e pensar mais no time e não em si próprio. Ramires já deveria sair do time faz tempo. É irresponsável no Chelsea e na Seleção. Ele tem me lembrado muito um tal de Felipe Melo. Mas a armação da Seleção Brasileira também está em frangalhos.

Elano? Muito cansado! Anderson? Jadson? Não servem para vestir a camisa amarelinha. Thiago Neves, se assumir a responsabilidade, pode ser a solução. No ataque, Robinho? É muito estranho a insistência neste jogador. Fazer gols no Genoa, Fiorentina entre outros é fácil, o problema é vestir a camisa do Brasil e se tornar o “homem gol”.

E você, caro torcedor-internauta, o que acha do atual momento da Seleção Brasileira? Opine! Participe pelo blog rbrito ou através do twitter (@rbrito1984)

Nenhum comentário:

Postar um comentário